18/01/2011

Reflexão...!!!
Por Rubem Menezes

O vocábulo reflexão vem do termo latino reflexione, ato ou efeito de refletir. Sua origem está em dois termos: re (retorno, para trás) e flexão (dobra). Assim, reflexão literalmente é uma "dobra para trás". Em outras palavras, reflexão significa voltar o pensamento sobre si mesmo, com o fito de examinar mais profundamente uma ideia, uma situação ou um problema. A partir daí podemos dizer que refletir significa voltar o pensamento para trás, pensar maduramente, pensar de novo.
A reflexão permite nos tornar prudentes. Isso nos indica que ela não pára no campo do pensar, mas também se volta para o agir. O sábio rei Salomão dizia que é "mais excelente adquirir a prudência do que a prata!" (Bíblia, livro dos Provérbios, cap. 16, ver. 16). Sendo assim, a prudência é fruto da reflexão. Por essa razão podemos dizer que reflexão é obra de gente prudente, cautelosa. Seja na hora de expressar pensamentos, seja na hora de tomar decisões. Em ambos os casos evita-se a injustiça, a arbitrariedade e a infelicidade.
Em suma, a reflexão nos dá condições de evitar decisões precipitadas e diminuir o risco das escolhas erradas. Pois, ao refletir saímos da superficialidade que a aparência das coisas tem. Ou seja, percebemos que nem tudo o que reluz é ouro e nem tudo o que brilha é prata. Por que é importante? Para evitarmos comprar gato por lebre.
Pense nisso.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Rubens, antes de mais nada quero lhe parabenizar pelo blog, muito bom e acima de tudo, útil, pois faz com que nós possamos refletir sobre temas essenciais ao nosso cotidiano! Esse texto sobre reflexão, em especial, foi o que mais me chamou a atenção. Eu, enquanto uma pessoa um tanto explosiva em determinadas ocasiões, recebi essa leitura como um alerta acerca da importância de nós acautelarmos antes de tomar qualquer decisão ou falarmos algo.Foi extremamente importante para mim. Parabéns e felicidades!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. É pai,este é um momento que tenho passado com frequencia nesses últimos meses. Momento de reflexão sobre decisões à serem tomadas, pensamentos à serem revelados. Confesso que às vezes tenho muita dificuldade de refletir antes de falar ou agir, mas estou aprendendo.
    Te amo!

    ResponderExcluir