25/01/2011

Brincando com as novelas globais
Por Rubem Menezes

Era uma vez... Bem, assim começam as histórias. Mas, vou falar de uma cabocla chamada Nina. Ela é Sinhá Moça da família Vamp. Mora na Vila Madalena, em o espigão — mas bem que poderia ser chamado de a cabana do pai Tomás. É um misto de brega e chique. Nessa família vale tudo. Todo o dia é um Deus nos acuda.
O chefe é o que podemos chamar de pai herói. Uma espécie de salvador da pátria. Embora viva andando nas nuvens, é ele que mantém os laços de família e luta por sua felicidade, como diz o padre Tião: — “Assim na terra como céu”. Mas, coitado! Sempre em crise existencial, vive a se perguntar: — “que rei sou eu?”. Muitas vezes pensa que é o rei do gado, contudo, não é o dono do mundo, nem mesmo rei dos ciganos.
A mãe da família é Dona Xepa. Trabalha tanto que poderia ser chamada de escrava Isaura; sofre de hipertensão e vive de ilusões perdidas, mas se sente uma celebridade.
As irmãs de Nina são: Gabriela, Gina, Helena e Marina.
Gabriela é um pecado de mulher, daquele tipo de pecado rasgado mesmo. Gina é o sabor da paixão o que leva alguns a chamarem-na de suave veneno. Helena é do tipo cuca legal, a estrela guia da família; como todos dizem, é gente fina. Marina é a indomada; faz o tipo rosa rebelde. Dizem que nasceu de quina pra lua. Vai saber, né?!
Seus irmãos são: Roque Santeiro e o Araponga.
Roque é o bem-amado da família. Sua mãe diz que é um anjo que caiu do céu. É carinhoso... Araponga, ao contrário, é o anjo mau da família. Vive de cambalacho.
Na vizinhança estão duas vidas que merecem destaque: as irmãs Maria, Maria. São mulheres volúveis, mulheres de areia. Todos as chamam de perigosas peruas. Elas são exóticas, estão sempre de plumas e paetês. Mas, há uma virtude, são mulheres apaixonadas.
Outra vizinha que merece registro é a Rosinha do Sobrado. Essa sim tem um rosto de mulher. Ela adora salsa e merengue. Foi o primeiro amor do Roque Santeiro. É meio bicho do mato, porém, belíssima. Nervosa não polpa ninguém e diz cobras e lagartos.
Outra vizinha a destacar é Tieta, chegada recentemente da América. Tem um corpo dourado que é da cor do pecado. Ela é meu bem querer (de fato, meu bem, meu mal). Eu te contei? Ela é top model. Quisera fosse minha doce namorada, minha alma gêmea. Em sua vida parece que todo dia o amor está no ar. Sabe aquele desejo proibido, mas que você quer de corpo e alma? Pois é... Afinal, eu também tenho o direito de amar. Caso não a conquiste, um dia eu compro essa mulher, isso eu prometo.
Há também um vizinho – o ébrio. O cara tem uma vida meio vira-lata. A grande mentira que ele conta é que veio de Kubanacan, aquela coisa de uga uga. O fato é que o cara é um pé na jaca.
Dia desses foi o rebu na família, uma verdadeira guerra dos sexos. As filhas da mãe brigaram com os irmãos por causa de um ti-ti-ti. Nina, uma lua cheia de amor, pensou: agora é que são elas... Mas, logo, os acalmou dizendo: — irmãos, coragem, isso não é o fim do mundo.
Certo dia, Nina, cheia de esperança e movida pela força de um desejo, disse: — Pai, chega mais, sabe qual é o sonho meu? Sair dessa torre de babel, fazer a viagem e morar em outras terras, viver vida nova. Ao que o pai disse: Filha, aqui pode não ser um paraíso tropical, mas é terra nostra. Não podemos sair por aí sassaricando. Às vezes uma selva de pedra pode ser um paraíso. Pois, ainda vejo a lua no céu.
No ensejo, o pai aproveitou para conversar com Nina e disse: — Filha, quem é você? Você é sangue do meu sangue, é senhora do destino, é livre para voar. Um dia você terá um sonho a mais. Talvez percorrer terras do sem-fim. Mas, tenha muito cuidado no jogo da vida, nem tudo é uma eterna magia. Não se apresse em encontrar o mapa da mina. Aprenda com a natureza, olhai os lírios do campo. Faça tudo com e por amor. Se seu sonho morrer, faço-o renascer e começar de novo. Como sinal de alerta, lembre-se de que uma moeda tem dois lados, cara e coroa e que amor com amor se paga. Jamais se aventure sem lenço, sem documento. Saiba lidar com os desejos de mulher...
...Agora vem aqui, baila comigo e depois vai, pois tua história será brilhante e terá um final feliz.

2 comentários:

  1. Que memóriaaaaaaa! Amei essa retrospectiva.Muiiiiiiiiiito boa.Parabéns pela lembrança de coisas boas e divertidas.Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. voce é um gênio, porisso sempre te admirei, e continuo sendo sua fã n° 01. amei. parabéns.

    ResponderExcluir